A nova política para acessórios third-party não autorizados da Microsoft vai começar a valer no dia 12 de novembro de 2023 e já está causando muita polêmica entre a comunidade, principalmente no cenário de jogos de luta, que utilizam controles estilo arcade.
Muitos usuários estão recebendo uma mensagem de aviso (0x82d60002) ao conectar um dispositivo não autorizado e Maximilian Dood, um dos nomes mais populares da comunidade de jogos de luta, já se pronunciou sobre o assunto. A mensagem informa que o acessório será bloqueado quando a nova política começar a valer, no dia 12.
“Esta é essencialmente uma sentença de morte para eventos de jogos de luta locais que acontecem no Xbox, que dirá para outros que só podem pagar um arcarde stick. Os conversores @brookgamingfans não são dispositivos de cheat. Eles são um grande benefício para o FGC (Comunidade de Jogos de Luta). Por favor, reconsidere!” disse Max.
As empresas que pagam a licença para ter seus produtos no console – como a Razer e a Turtle Beach – não sofrerão os bloqueios e isso pode ser um indício de que a Microsoft deseja expandir sua lista de produtos autorizados.
Dispositivos populares na comunidade como os adaptadores Cronus Zen e ReaSnow S1 podem parar de funcionar e são muito utilizados por permitir que os jogadores façam alterações não permitidas nos controles de jogos famosos como Call of Duty e Rainbow Six Siege.
O bloqueio vai afetar também a comunidade de jogos de luta já que dispositivos como o Cronus são largamente utilizados por permitir que inúmeros controles possam ser utilizados em várias plataformas, como os arcade sticks.
Certamente essa é uma mudança que vai dar o que falar por muito tempo e já está chovendo críticas em relação a nova política.